Forum GamesinGame
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criando seu próprio jogo RPG Online

Ir para baixo

Criando seu próprio jogo RPG Online Empty Criando seu próprio jogo RPG Online

Mensagem  Admin Sex Dez 04, 2009 7:06 pm

Então você baixou o RPG Maker e agora quer criar seus próprios jogos de RPG, não é? Finalmente você tem a chance de colocar aquela sua idéia em um jogo de verdade, transformar aquela campanha de D&D em um RPG eletrônico, fazer seu fan-game de algum anime… enfim, são vários os motivos que podem ter te trazido até aqui. Você tem tudo para começar, certo? O RPG Maker, o RTP… Errado. Não é assim que se desenvolve um jogo, ainda mais que você nunca criou um jogo eletrônico antes, nem nunca usou o RPG Maker. Você precisa de muitas coisas antes de começar a trabalhar no seu jogo. São elas:

■Aprender a usar o RPG Maker
■Fazer vários projetos de teste
■Planejar seu jogo
■Organizar seu planejamento
■Usar o RPG Maker
Aprendendo a usar o RPG Maker

Para criar um bom jogo, você precisa saber o básico sobre o programa. Você deve saber como criar bons mapas, como criar eventos, como trabalhar com switches, variáveis, condições. É, meu amigo, bastante coisa. Só que você não está sozinho, tampouco desamparado. Existem vários tutoriais que o ensinarão a trabalhar com as diversas funções do programa, além de que, se possuir dúvidas, você pode perguntar para outros membros da comunidade no fórum ou no chat. Abaixo, alguns links de tutoriais essenciais:

■Série de tutoriais que ensinam a começar seu primeiro jogo
■Introdução ao RPG Maker VX
■Guia sobre variáveis
■Guia sobre switchs
■Outros tutoriais…
Um comentário, e uma dica, finais: não há espaço para preguiça. Você vai precisar de muita dedicação e esforço, e ficar com preguiça de ler tutoriais não é uma opção. Ninguém vai lhe dar tudo em uma bandeija de ouro. Os tutoriais são completos e a melhor ajuda que você poderá receber.

Colocando o conhecimento em prática

Depois de alguns dias estudando o programa, e testando, é importanto que você coloque todo o conhecimento em prática. Crie jogos-teste. Não se preocupe com a história ou enredo, estes jogos nunca verão a luz do dia. Recomendo que re-crie jogos de RPG famosos, ou partes deles. Já perdi da conta de jogos-teste que já criei nestes 8 anos de experiência no RPG Maker e foram eles que me deram esta experiência. A cada jogo que crio, aprendo algo novo. Garanto que você vai adorar esta etapa.

Planejando seu jogo

Agora que você já está mais experiente, poderá trabalhar em sua obra-prima. Agora você corre perigo zero contra os problemas comuns de criadores de jogos amadores. Dificilmente você irá desistir do seu projeto por não saber fazer algo que quer e dificilmente irá perder tempo correndo atrás de ajuda. Você se vira, na maioria das vezes, sozinho. Mas enfim, porque planejar seu jogo? Porque você precisa pensar nele. Qual é a história? Qual é o roteiro? Quem são os protagonistas? Os antagonistas? Onde o jogo se passa? Quando o jogo se passa? Você precisa responder estas perguntas. E o melhor jeito de fazer isso é com papel de caneta. Sim. Saia desse computador, garoto! Pegue um caderno, da escola mesmo, uma caneta e comece. Escreva a história do jogo. Pense em tudo. Vá escrevendo. Nomes, datas, acontecimentos, etc. Quando achar que estiver pronto, feche o caderno e vá jogar videogame, estudar, etc. Em algumas horas ou dias, idéias virão à sua cabeça. Então pegue seu caderninho e coloque-as ali! Faça assim até achar que está ótimo. Lembre-se que se colocar coisas de mais, estragará tudo. Mantenha o jogo simples e divertido.

Organizando seu jogo

Esta é a melhor parte. Seu jogo começará a criar vida. Arranque todas as páginas do caderno com suas idéias e comece a escrever o roteiro do jogo. Mas… o que é um roteiro? É o seu jogo, inteiro, em forma de texto. E este texto será convertido em jogo por você, quando usar o RPG Maker. Funciona do mesmo modo que um roteiro de cinema, só que menos técnico, já que você está escrevendo para você mesmo.

Usando o RPG Maker

OK! Você aprendeu a usar o RPG Maker, planejou seu jogo e terminou o roteiro dele. Mas falta… criar o jogo! E é aí que o RPG Maker entra. Com o roteiro, ficará tudo mais fácil. Basta ir seguindo suas próprias ordens e montar o jogo com a ajuda da sua imaginação e criatividade. Não será difícil já que você tem a experiência e organização ao seu lado. Com certeza o jogo ficará muito bom!

Dicas legais

■Faça bom uso da língua portuguesa. Não tem nada pior que um jogo cheio de erros de português. Epa, mentira, tem sim. Jogos usando gírias de internet. tah ligadow, veio!??!
■Quando ficar em dúvida, procure ajuda no fórum e no chat.
■Pense em quem vai jogar seu jogo. Não deixe seu jogo muito chato, nem muito difícil. Cuide também para não deixá-lo repetitivo. Use alguns plot-points (pontos que mudam a história drásticamente).
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 2
Data de inscrição : 04/12/2009
Idade : 28
Localização : Brasil

http://www.gameingameb.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos